Autor(es):
Pinto, Vania Sofia Almeida
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/23454
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Interferência trabalho-família; Facilitação trabalho-família
Descrição
A investigação científica tem manifestado um grande interesse pela temática
da interação trabalho-família, nomeadamente, pela interferência e facilitação
trabalho-família. Mais concretamente, têm-se investigado os antecedentes e
consequentes relativos a estes constructos, verificando, de forma consistente,
a existência de diferenças entre géneros. Procurando contribuir para a
compreensão deste fenómeno, o objectivo deste estudo prende-se com o
aprofundar da compreensão das diferenças entre homens e mulheres, no que
respeita à conciliação trabalho-família, e à análise da medida da invariância
entre géneros nas Escalas T-F (Carvalho & Peralta, 2009). Tendo por base
uma amostra de 610 docentes do ensino superior, procurámos explorar o
poder discriminativo da escala supramencionada, assim como verificar a
existência de diferenças entre géneros nesta mesma amostra. De acordo com
este objectivo, foram conduzidas análises da invariância, através da
elaboração de um modelo de equações estruturais (SEM), tendo-se concluído
a existência de diferenças significativas entre géneros no que respeita à
interferência e à facilitação trabalho-família, e que as Escalas T-F aparentam
deter poder discriminativo.
Palavras-chave: Interferência trabalho-família, facilitação trabalho-família,
géneros, análise da invariância. Interferência trabalho-família (ITF) e facilitação trabalho-família
(FTF): Estudo da invariância da medida entre géneros
Resumo
A investigação científica tem manifestado um grande interesse pela temática
da interação trabalho-família, nomeadamente, pela interferência e facilitação
trabalho-família. Mais concretamente, têm-se investigado os antecedentes e
consequentes relativos a estes constructos, verificando, de forma consistente,
a existência de diferenças entre géneros. Procurando contribuir para a
compreensão deste fenómeno, o objectivo deste estudo prende-se com o
aprofundar da compreensão das diferenças entre homens e mulheres, no que
respeita à conciliação trabalho-família, e à análise da medida da invariância
entre géneros nas Escalas T-F (Carvalho & Peralta, 2009). Tendo por base
uma amostra de 610 docentes do ensino superior, procurámos explorar o
poder discriminativo da escala supramencionada, assim como verificar a
existência de diferenças entre géneros nesta mesma amostra. De acordo com
este objectivo, foram conduzidas análises da invariância, através da
elaboração de um modelo de equações estruturais (SEM), tendo-se concluído
a existência de diferenças significativas entre géneros no que respeita à
interferência e à facilitação trabalho-família, e que as Escalas T-F aparentam
deter poder discriminativo.
Palavras-chave: Interferência trabalho-família, facilitação trabalho-família,
géneros, análise da invariância. Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra