Autor(es):
Alves, Valter Nelson Noronha
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/23448
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Independent video game development; Acoustic ecology; Deck of cards; Sound design in games; Design guidelines; Design patterns; Small game developers; Empowerment; Game audio; Game design; Indie games; Pattern languages; Capacitação; Criadores de jogos independentes; Desenho de jogos; Desenho de som em jogos; Desenvolvimento independente de jogos; Ecologia Acústica; Jogos indie; Linguagem de padrões; Linhas orientadoras; Padrões de desenho; Som em jogos; Videojogos
Descrição
Currently, expertise in sound design in games is mostly tacit and held by senior
professionals, who are not numerous and who typically work for resourceful teams that
are able to afford them. Indie game developers, usually working with low resources,
often have to cope with lack of expertise in sound design.
We propose to provide guidance for the empowerment of non-expert practitioners to
perform sound design in games, assuming the impracticality of integrating sound design
experts in their teams. This empowerment also implies leveraging the literacy in this
specific domain, hence providing abilities to communicate and participate in the
conception of possible explorations. Such abilities could also be beneficial to the broader
audience of game developers, where it could create the conditions for expert sound
designers to be invited more regularly and earlier into game projects.
Our proposal is composed of several contributions. First, we present an operative
adherence to a holistic practice of sound design, embedded in game design, in which the
exploration of sound is performed in the early phases of ideation and addressed by its
purposefulness to the game experience. Then, we present an initial set of design
guidelines for sound design in games, which include multidisciplinary concepts and
insights. Our observation of game design practitioners using these guidelines led us to
also propose a lower-level of guidance: a pattern language for sound design in games,
representing recurrent sound explorations found in games of recognized quality. In its
current state, version 2.0, the pattern language consists of a network of 81 candidate
design patterns, publicly available through the wiki soundingames.com. We also present
a deck of cards for sound design in games, which was originally developed for research
purposes as way to audit the participation of the patterns during design phenomena, but
which eventually evolved into an end-user interface with the pattern language.
Through experimentation, we gathered indicators that the proposed guidance can
empower non-expert practitioners. The experiments also informed revisions to the
proposals and contributed to refine our understanding of the research problem. We
conclude this dissertation by presenting the conditions that we have been developing to
open the body of knowledge to the community of practice, for discussion and
appropriation. O conhecimento pericial em desenho de som em jogos é, atualmente, maioritariamente
tácito e mantido por profissionais experientes que não são numerosos e que trabalham
para equipas que possuem recursos para os contratar. Os criadores de jogos
independentes, usualmente a trabalhar com escassos recursos, têm frequentemente que
lidar com a falta de conhecimento especializado em desenho de som. Propomos
fornecer orientações para a capacitação de praticantes não especialistas em desenho de
som em jogos, assumindo a impraticabilidade de integrar especialistas com essa
competência nas suas equipas. Esta capacitação implica também fomentar a literacia
neste domínio específico, promovendo, assim, competências para comunicar e participar
na concepção de explorações de som. Tais capacidades também podem ser vantajosas no
âmbito mais amplo dos criadores de jogos, junto do qual poderiam criar as condições
para que os especialistas em desenho de som fossem convidados com mais regularidade,
e mais cedo, para os projetos de criação de jogos.
A nossa proposta é constituída por várias contribuições. Começamos por apresentar
uma operacionalização holística da prática de desenho de som, incorporada no desenho
de jogos, em que a exploração do som é realizada nas fases iniciais da ideação e é
apreciada em função do seu propósito para a experiência de jogo. Seguidamente,
apresentamos um conjunto inicial de linhas orientadoras para o desenho de som em
jogos, que incluem conceitos e influências multidisciplinares. A observação que fizemos
da utilização dessas linhas orientadores, por parte de praticantes em desenho de jogos,
levou-nos a propor também orientação de mais baixo nível: uma linguagem de padrões
para desenho de som em jogos, representando explorações de som recorrentes em jogos
de reconhecida qualidade. No seu estado atual, versão 2.0, esta linguagem de padrões
consiste numa rede de 81 padrões candidatos, publicamente disponíveis através da wiki
soundingames.com. Apresentamos também um instrumento na forma de um baralho de
cartas para o desenho de som em jogos, que foi originalmente desenvolvido com fins de
investigação, como forma de auditar a participação dos padrões durante a atividade de
desenho de jogos, mas que evoluiu para se tornar uma interface entre a linguagem de
padrões e o utilizador final.
Com base em experimentação, reunimos indicadores de que a orientação que propomos
pode capacitar praticantes não especializados. Os exercícios realizados também informaram revisões às propostas e contribuíram para aumentar a nossa compreensão
da questão em investigação. Concluímos apresentando condições que temos vindo a
desenvolver para abrir esta base de conhecimento à comunidade de prática, para
discussão e apropriação. Tese de doutoramento em Ciências e Tecnologia da Informação, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra