Author(s):
Simões, Tânia Filipa Mendes
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/23435
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Compreensão da leitura; Modelos de leitura
Description
No limite, o presente estudo pretende contribuir para a aferição da
bateria de provas de leitura, a PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), para a
população portuguesa. Esta bateria destina-se a crianças entre os 6 e os 12
anos. Especificamente, pretende analisar-se a compreensão da leitura de
vários tipos de frase incluídos na prova de estruturas gramaticais, de modo a
selecionar as que farão parte da versão final da prova.
O trabalho que agora se apresenta inclui uma revisão teórica em
torno dos processos e modelos de leitura e mais especificamente da
compreensão leitora. Apresentamos, ainda, análises descritivas dos
resultados obtidos na prova, bem como análises relacionais com a perceção
dos professores relativas ao grau de dificuldade das frases. Posteriormente,
os resultados apresentados são ainda confrontados com a frequência das
mesmas estruturas gramaticais nos manuais escolares.
No final deste estudo, toma-se conhecimento da dificuldade
vivenciada pelas crianças na leitura de estruturas de complemento
focalizado, sendo essa mesma dificuldade reconhecida também pelos
professores.
Palavras-chave: Estruturas gramaticais, compreensão da leitura,
modelos de leitura.
Comprehension of different grammatical structures:
Study on a sample of children in the 1st cycle of basic
education. Relationship with the perception by teachers of the
degree of difficulty and frequency of use in textbooks. Ultimately, this study intends to contribute to the assessment
battery of tests of reading, PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), for the Portuguese population. This battery is intended for children between 6 and
12 years. Specifically, want to analyze reading comprehension of various
sentence types included in the test of grammatical structures, in order to
select those that will be part of the final version of the test.
The work now presented includes a literature review about the
reading processes and models and more specifically about reading
comprehension. We present, yet, descriptive analyzes of the test results, as
well as relational analyzes with the perception given by teachers about the
degree of difficulty of sentences. Subsequently, the results are still faced
with the same frequency of grammatical structures in textbooks.
In the end of this study, becomes aware of the difficulties
experienced by children in reading structures complement focused, and this
same difficulty also recognized by teachers
____________________________________ Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.