Author(s):
Soares, Joana Filipa da Silva
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/23431
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Bem estar
Description
Este estudo teve como principal objectivo analisar empiricamente a
diferença entre workaholism e work engagement, através do estudo das suas
relações com o bem-estar numa amostra de docentes portugueses. Com base
num estudo efectuado no Japão por Shimazu e Schaufeli (2009), procurámos
investigar a existência de uma relação positiva entre workaholism e malestar
(elevado grau de problemas psicossomáticos, baixa satisfação com a
vida e baixo nível de desempenho laboral) e, entre work engagement e bemestar
(poucos relatos de queixas psicossomáticas, e elevados níveis de
satisfação com a vida e de desempenho no trabalho).
Para a recolha de dados, foram utilizadas as mesmas escalas do estudo
anteriormente referido, i.e., DUWAS para avaliar o workaholism, UWES
para o work engagement e parte do HPQ para avaliar a satisfação e o
desempenho, à excepção do BJSQ, que foi substituído pelo QES para
avaliarmos as queixas psicossomáticas. Recorrendo à técnica de Análise de
Equações Estruturais, foi testado o modelo teorizado com base na literatura,
e em especial, no estudo de Shimazu e Schaufeli (2009).
Apesar de bons índices de ajustamento no nosso modelo, somente uma
das hipóteses foi confirmada – foi encontrada uma forte correlação positiva
entre work engagement e desempenho no trabalho. Nenhuma das restantes
relações hipotetizadas se mostrou significativa, à excepção da relação entre
work engagement e satisfação, que, contudo, se apresentou como negativa.
Os resultados por nós encontrados, diferentes daqueles indicados pela
literatura, sugerem a necessidade de mais investigação neste âmbito. De
facto, a amplitude dos constructos aqui mensurados é grande, abarcando
diversas teorias e modelos.
Algumas das limitações do estudo, implicações práticas e pistas para
investigações futuras serão discutidas. The main objective of this study is to analyse, in empirical terms, the
difference between workaholism and work engagement, through the study of
its relations with the well-being – with Portuguese teachers. Based on a
study done in Japan by Shimazu and Schaufeli (2009), we expected to find a
positive relation between workaholism and illness (high level of
psychosomatic problems, low level of satisfaction with life and low level of
work commitment), and work engagement with well-being (few complains
of psychosomatic problems, high level of satisfaction with life and work
commitment).
To gather the data, we have used the same study scale that has been
mentioned above, ie, DUWAS (to evaluate workaholism), UWES (for work
engagement) and part of HPQ (to evaluate the satisfaction and commitment),
exception made to BYSQ, that has been substituted by QES, to evaluate the
psychosomatic complains.
We used the system of Structural Equation Modeling and tested the teoric
model based on the literature and specially the study of Shimatzu and
Schaufeli (2009).
Despite the good adjustment levels in our model, only one hypothesis has
been confirmed: there was a strong and positive relation between work
engagement and work commitment. The other relations that have been
considered in this study did not present significative differences, with the
exception of the relation between work engagement and satisfaction,
however this satisfaction was presented as negative.
Our results were different from those mentioned in the bibliography and
suggest the need of more investigation in this scope. In fact, the extent of the
constructs that we have measured in our study is very big and embraces
different theories and models.
Some limitations, pratical implications and clues for further
investigations will be discussed. Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Trabalho e das Organizações), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra