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Confiança interpessoal em crianças e socialização: estudo da sua relação e cont...

Autor(es): Cardoso, Tatiana cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/23414

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Variáveis de socialização; Confiança interpessoal


Descrição
Partindo de uma revisão de literatura acerca da confiança interpessoal, destacando em particular os contributos conceptuais e empíricos de Rotenberg para a compreensão e estudo da confiança interpessoal em crianças, o presente estudo pretende dar seguimento ao processo de validação, iniciado em estudos prévios, da versão portuguesa de uma medida de confiança interpessoal em crianças, da autoria de Rotenberg, nomeadamente a Cross-Cultural Trust Beliefs Scale – CCCTB (Rotenberg et al., 2005; 2008). Para tal, utilizou-se uma amostra de 277 sujeitos com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos que completaram o instrumento de medida referido. Os resultados sugerem que o modelo trifactorial se adequa aos dados, i.e., é um modelo representativo da amostra. Partindo de estudos anteriores, pretendeu-se também averiguar a existência de diferenças entre idades, géneros, alvos e bases na confiança interpessoal, as quais foram confirmadas. Ademais, o presente estudo pretendeu explorar a relação entre as crenças de confiança interpessoal e variáveis da socialização associadas a partir de uma amostra de 136 sujeitos com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, embora os resultados não permitam confirmar uma relação positiva forte entre estas Starting from a review concerning the subject of interpersonal trust, particularly highlighting the conceptual and empirical contributes brought about by Rotenberg, regarding the study and comprehension of interpersonal trust among children, the present study aims to follow up the validation process, started in previous investigations, for the Portuguese version of Rotenberg’s scale of children’s interpersonal trust, Cross-Cultural Trust Beliefs Scale – CCCTB (Rotenberg et al., 2005; 2008). To accomplish the study, we used a sample of 277 subjects aged between 9 and 11 years old, who completed the referred scale. The results suggest that the tri-factorial model fits the data, i.e., it is a representative model of its sample. Taking into account previous studies, we also intended to ascertain de differences between ages, genders, targets, and basis of interpersonal trust, which were actually confirmed. Furthermore, the present study sought to explore the relation between interpersonal trust beliefs and associated socialization variables, using a sample of 136 subjects aged between 9 and 11, although the Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Dias, Maria da Luz Vale
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