Autor(es):
Cardoso, Tatiana
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/23414
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Variáveis de socialização; Confiança interpessoal
Descrição
Partindo de uma revisão de literatura acerca da confiança
interpessoal, destacando em particular os contributos conceptuais e
empíricos de Rotenberg para a compreensão e estudo da confiança
interpessoal em crianças, o presente estudo pretende dar seguimento ao
processo de validação, iniciado em estudos prévios, da versão portuguesa de
uma medida de confiança interpessoal em crianças, da autoria de Rotenberg,
nomeadamente a Cross-Cultural Trust Beliefs Scale – CCCTB (Rotenberg et
al., 2005; 2008). Para tal, utilizou-se uma amostra de 277 sujeitos com
idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos que completaram o
instrumento de medida referido. Os resultados sugerem que o modelo trifactorial
se adequa aos dados, i.e., é um modelo representativo da amostra.
Partindo de estudos anteriores, pretendeu-se também averiguar a existência
de diferenças entre idades, géneros, alvos e bases na confiança interpessoal,
as quais foram confirmadas.
Ademais, o presente estudo pretendeu explorar a relação entre as
crenças de confiança interpessoal e variáveis da socialização associadas a
partir de uma amostra de 136 sujeitos com idades compreendidas entre os 9
e os 11 anos, embora os resultados não permitam confirmar uma relação
positiva forte entre estas Starting from a review concerning the subject of
interpersonal trust, particularly highlighting the conceptual and empirical
contributes brought about by Rotenberg, regarding the study and
comprehension of interpersonal trust among children, the present study aims
to follow up the validation process, started in previous investigations, for the
Portuguese version of Rotenberg’s scale of children’s interpersonal trust,
Cross-Cultural Trust Beliefs Scale – CCCTB (Rotenberg et al., 2005; 2008).
To accomplish the study, we used a sample of 277 subjects aged between 9
and 11 years old, who completed the referred scale. The results suggest that
the tri-factorial model fits the data, i.e., it is a representative model of its
sample. Taking into account previous studies, we also intended to ascertain
de differences between ages, genders, targets, and basis of interpersonal
trust, which were actually confirmed.
Furthermore, the present study sought to explore the relation between
interpersonal trust beliefs and associated socialization variables, using a
sample of 136 subjects aged between 9 and 11, although the Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra