Autor(es):
Lemos, Marco António Moniz de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/23407
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Avaliação formativa; Avaliação das aprendizagens
Descrição
Este trabalho visou a apresentação e discussão dos princípios que regulam a
avaliação do ensino básico, instituídos no Sistema Educativo Português, contextualizandoos
historicamente e enquadrando-os nas problemáticas atuais da escola. Este estudo
centrou-se na necessidade de construção/legitimação de uma escola inclusiva, adaptável às
necessidades de aprendizagem de cada aluno ou grupo de alunos, delegando na avaliação,
esse poder de intervenção através da sua capacidade incontornável de monotorização do
sistema educativo, das escolas e em particular das aprendizagens realizadas. A análise
efetuada baseou-se na sistematização de vários conceitos, concepções e modelos de
avaliação, que ao longo das últimas décadas, têm suscitado inúmeras reflexões que
continuam a constituir o tema de artigos e estudos recentes. Estas reflexões permitiram
enunciar algumas premissas sobre uma avaliação inclusiva, contextualizada e legitimadora
das finalidades que se exigem da escola, permitindo averiguar sobre o seu grau de
exequibilidade.
No seguimento do enquadramento teórico, procedemos a um estudo exploratório,
com base num questionário, cujo principal objetivo pretendeu conhecer as opiniões dos
docentes acerca das concepções e práticas de avaliação de alunos em três escolas com 2.º e
3.º ciclos, nomeadamente no que concerne aos critérios e instrumentos desenvolvidos, à
frequência e tipo de feedback, aos referentes utilizados e à influência dos documentos
legais na prática letiva e no sucesso dos alunos. A amostra do estudo realizado foi obtida
por conveniência, tendo-se comparado os resultados obtidos, através de metodologias
quantitativas, com os princípios teóricos enunciados.
Apesar das limitações do estudo, foi possível verificar que os docentes da amostra
apresentam práticas que, em algumas situações, se aproximam de uma avaliação de
carácter formativo e, consequentemente, diferenciadora e inclusiva. Por outro lado, as
ambiguidades que são discutidas neste trabalho sobre o sistema de avaliação vigente, assim
como a prestação de contas, parece ser um entrave à adopção sistemática de uma avaliação
inclusiva/formativa, devido a inconsistências reveladas ao nível das concepções dos
participantes no estudo, constatando-se, de igual forma, que os dispositivos legais não têm
tido o impacto esperado na prática docente. This work is aimed at the presentation and discussion of the principles governing
the basic education assessment, established in the Portuguese education system,
contextualizing them historically and framing them in current issues of the school. This
study focused on the need for construction/legitimization of an inclusive school, adaptable
to the learning needs of each student or group of students, delegating the evaluation, this
power of intervention through its essential monitoring capacity of the education system,
schools and in particular learning achievement. The analysis was carried out based on the
systematization of various concepts, designs and models of evaluation, which over the past
few decades, have sparked countless reflections that continue to be the subject of articles
and recent studies. These reflections led to enunciate some assumptions about an inclusive
assessment, contextualized and legitimizing the purposes that require allowing schools to
establish on their degree of feasibility.
Following the theoretical framework, it’s presented an exploratory study, on the
basis of a questionnaire, whose main objective was to know the opinions of teachers about
students evaluation concepts and practices in three schools, in particular with regard to the
criteria and tools developed, the frequency and type of feedback used and the influence of
legal documents in teaching practices and the students success in school. The sample of the
study was obtained by convenience, having compared the results obtained, through
quantitative methodologies, with the theoretical principles.
Despite the limitations of the study, it was possible to verify that the teachers in
question present practices that, in few situations, approach a formative character
assessment and, consequently, differentiating and inclusive. On the other hand, the
ambiguities that are discussed in this work on the current evaluation system, as well as
accountability, seems to be an obstacle to the adoption of a recurring inclusive/formative
assessment, due to inconsistencies revealed at the level of the conceptions of the
participants in the study, noting, also, that the legal provisions have not had the expected
impact on teaching practice. Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra