Autor(es):
Nunes, Joana Filipa Sousa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/22441
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Emoções, criança
Descrição
Este estudo pretende contribuir para a adaptação da versão portuguesa
do Test of Emotion Comprehension - TEC (Pons & Harris, 2000; Pons,
Harris & de Rosnay, 2004) através da análise do desenvolvimento da
compreensão emocional em crianças com idades compreendidas entre os 9
aos 11 anos. Foram avaliadas alguns indicadores sociobiográficos, o
envolvimento parental e o ajustamento comportamental da criança no
contexto escolar para explorar o papel destas variáveis no nível de
compreensão emocional. A amostra utilizada abarca 81 crianças com idades
compreendidas entre os nove e os onze anos, tendo sido administrado os
seguintes instrumentos: a adaptação portuguesa do TEC, realizada por
Paixão, Franco-Borges e Roazzi, com vista a um estudo transcultural sobre o
desenvolvimento da compreensão emocional; a adaptação portuguesa do
Teacher’s evaluation of student’s conduct - TESC (Rohner 2008; Franco-
Borges, Vaz-Rebelo, & Machado, 2008), para avaliar a perceção dos
professores sobre o ajustamento comportamental da criança em contexto
escolar; um questionário sociobiográfico contendo algumas questões sobre o
contexto familiar e o envolvimento parental.
Os resultados indicam uma relação positiva entre as habilitações
literárias da mãe (mas não do pai) e o nível de compreensão das emoções e a
inexistência de diferenças em função do género. A ordenação dos
componentes da compreensão emocional revelou algumas discrepâncias com
os dados recolhidos noutros contextos socioculturais, designadamente ao
nível da compreensão do papel das crenças na experiência emocional. This study aims to contribute to the Portuguese adaption of the Test
of Emotion Comprehension -TEC (Pons & Harris, 2000; Pons, Harris & de
Rosnay, 2004) through the emotional comprehension analyze of children
between 9 and 11 years old. It was evaluated some demographic variables,
the parental involvement, and the conduct adjustment in school setting
according to teachers’ perception, in order to explore their role in emotional
development. We used a sample of 81 children aged between 9 and 11 years
old and the instruments were the follow ones: Portuguese adaptation of TEC,
made by Paixão, Franco-Borges and Roazzi, in order a transcultural study on
emotion comprehension development; Portuguese adaptation of Teacher’s
evaluation of student’s conduct - TESC (Rohner 2008; Franco-Borges, Vaz-
Rebelo, & Machado, 2008), to evaluate teachers’ perception on student
conduct in school setting; a demographic questionnaire, including some
questions on family context, and on family involvement.
The results show a positive relation between mother’s academic
level (but not father’s academic level) and emotional comprehension’s level,
and no gender differences. The emotional dimensions order revealed some
discrepancies with other sociocultural contexts, regarding the beliefs’ role on emotional understanding. Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.