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O consumo de álcool em contexto escolar: influência do grupo de pares

Autor(es): Sousa, Paulo Rodrigues cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/21671

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Alcoolismo; Escola; Estudantes; Adolescente; Hábitos


Descrição
A investigação sobre a temática do alcoolismo juvenil apresenta resultados preocupantes, na medida em o padrão de consumo caracteriza-se por um aumento da quantidade e da frequência do consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens, uma diminuição da idade do primeiro contacto com esta substância, uma maior preferência por bebidas destiladas, com efeitos mais nocivos para a saúde, e uma diminuição das tradicionais diferenças de consumo entre rapazes e raparigas. Tendo em conta as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 9/2002 de 24 de Janeiro, que pretende dificultar o acesso dos jovens a bebidas alcoólicas, procuramos através do contacto com uma escola do concelho de Nelas, distrito de Viseu, perceber os hábitos de consumo de bebidas alcoólicas dos jovens em idade escolar, de modo a identificar as principais características do seu padrão de consumo. Os resultados mostram que até ao 9.º ano, a generalidade dos jovens tem a sua iniciação no consumo de bebidas alcoólicas, mas que é a partir do 10.º ano que a tendência de consumo se agrava, confirmando-se no 12.º ano, onde os hábitos de consumo regular parecem estar já instalados. O consumo de bebidas alcoólicas parece assumir, assim, um carácter de ritual iniciático no processo de integração dos adolescentes no grupo de pares. Juvenile alcoholism research presents disturbing results because the consumption pattern is characterized by an increase in the quantity and frequency of alcohol consumption among adolescents, a decrease in age of first contact with this substance, a higher preference for distilled beverages and a narrowing of differences in consumption between boys and girls. Taking into account the changes introduced by the Portuguese legislation, that aims to difficult the access of younger’s to alcoholic beverages, we seek to understand the alcoholic drinking habits of school age younger’s. The results show that the majority of adolescents were initiated into alcohol consumption, and that regular drinking habits seem to be installed in scholar students. The consumption of alcohol seems to play a character of initiation ritual in the process of integration of adolescents and youth in the peer group.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Duarte, Eugénia Maria Loureiro
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