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O empreendorismo social e as estratégias de comunicação das instituições do ter...

Autor(es): Correia, Maria João Baía Cabral Antunes. cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/21511

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Empreendorismo social; Terceiro sector; Gestão estratégica; Comunicação integrada


Descrição
O empreendorismo social afirma-se, no século XXI, como uma resposta aos problemas sociais, em especial para as instituições do terceiro sector. A escassez de recursos e a evolução do modelo de Estado Social em Portugal impõem a necessidade de novas soluções e mudanças nestas instituições, frequentemente desprovidas de uma visão estratégica na sua gestão. A comunicação integrada poderá ser uma das respostas para este sector oferecendo vantagens e contribuindo para a sua profissionalização. O objectivo desta dissertação é encontrar soluções para os problemas comunicacionais das instituições do terceiro sector. Recorreu-se ao estudo de caso de uma instituição de Coimbra – a APPACDM. Foram feitas entrevistas em profundidade a vários membros da instituição para aferir quais os principais problemas relativamente à comunicação que esta estabelece com os seus públicos (internos e externos). A nível externo existe falta de notoriedade da instituição e de envolvimento da comunidade com a mesma; a nível interno detectou-se uma comunicação ineficaz entre a instituição e as famílias dos utentes. Assim, poderá ser benéfica uma mudança na imagem institucional da instituição, tornando-a mais positiva e dinâmica. Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
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