Detalhes do Documento

O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas im...

Autor(es): Santos, Ana Catarina Damas dos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/21508

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Competências de marketing; Antecedentes; Estratégia; Performance; Empresas familiares


Descrição
Este estudo tem como objectivo contribuir para o aprofundar do estudo das competências de marketing, investigando especificamente quais os factores que as influenciam, quais os reais impactos das competências na estratégia e quais as implicações na performance. Para testar estas premissas seleccionaram-se empresas familiares para a amostra, visto que este tipo de empresas acaba por ter um papel muito importante na economia nacional, não havendo, no entanto, muitos estudos que possam ajudar as suas acções e consequente sucesso no seu mercado de actuação. O propósito deste estudo insere-se na revisão literária sobre o conceito de competências de marketing no contexto empresarial português analisando os seus antecedentes, e a forma como influenciam as competências, bem como o impacto destas sobre a estratégia e a forma como influenciam a performance. Para tal foram construídos modelos de estudo e hipóteses de investigação. Foram constatados os impactos de algumas das competências de marketing, comprovando a sua influência sobre a estratégia e as óbvias implicações sobre a performance das empresas familiares. Dissertação de mestrado em Marketing (Marketing Estratégico), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho e Afonso Zinga.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia