Author(s):
Roque, Joana Oliveira Clérigo.
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/21435
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Creche; Diretor técnico; Liderança; Equipa
Description
As creches assumem, atualmente, um importante papel na sociedade no que diz respeito ao bem-estar e ao bom desenvolvimento das crianças dos 0 aos 3 anos. O presente trabalho aborda as funções assumidas pelo diretor técnico enquanto líder de uma equipa de trabalho e analisa a perceção que delas têm dirigentes e funcionários de um conjunto de creches.
Teve-se em conta uma primeira análise teórica dos diferentes tipos de liderança considerados por vários autores, em primeiro lugar numa perspetiva mais vasta ligada às vertentes da gestão e administração empresarial, e posteriormente numa vertente pedagógica, mais ligada à escola e por conseguinte à creche.
A investigação teve por base a aplicação de um questionário a auxiliares de ação educativa, educadores de infância e aos próprios diretores técnicos de 11 instituições de primeira infância para tentar perceber se a equipa considera o cargo de diretor técnico importante na coesão e motivação da equipa, bem como o modo como avalia as características e competências necessárias para um bom desempenho do cargo.
Os resultados desta investigação sugerem que os diretores técnicos desempenham um papel importante na gestão da sua equipa, na medida em que a motiva, para juntos trabalharem em prol de um bem comum que, neste caso, é o desenvolvimento global das crianças. De facto, a maior parte dos inquiridos consideraram que o diretor tem bastante influência no ambiente da equipa, sendo também ele quem faz a ponte entre direção/patrão e funcionários.
Através da aplicação dos questionários foi possível verificar que os diretores técnicos utilizam dois tipos de liderança – transacional e transformacional.
Num próximo estudo seria relevante aplicar este questionário a uma amostra mais significativa que contemplasse também a possibilidade de analisar as diferenças entre Instituições com e sem fins lucrativos. Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientaçao de Patricía Moura e Sá.