Autor(es):
Gouveia, João Miguel Quitério Gil
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/21272
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Descrição
O estágio pedagógico obriga o encarar da prática educativa, perante diversas realidades, até então conhecidas na teoria. O contexto escolar em que o Professor Estagiário é inserido oferece inúmeras oportunidades para enriquecer os conhecimentos adquiridos, e vivenciar diferentes experiências que o encaminha para a mestria na arte do ensinar. É crucial a existência dum trabalho antecipado que abrange a planificação qualitativa do método de ensino e aprendizagem, tendo em conta os objetivos pretendidos, e o fomentar da evolução pessoal e social dos alunos, aplicando diversas metodologias de gestão escolar. Assim é no âmbito destas premissas, perante uma turma heterogénea do 9º ano, que se pretende aplicar, desenvolver e otimizar todos os processos formativos tendo em conta a avaliação inicial, quebrando o ensino massivo.
O presente relatório final de estágio pedagógico incluído no Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, em parceria com a Escola Secundária com 3º Ciclo Quinta das Flores, pretende relatar um período repleto de peripécias, trabalho, dedicação, aprendizagem, mas acima de tudo uma etapa recompensadora. O relatório acompanha a transição da formação curricular duradoura para uma realidade imprevisível, o aplicar de várias metodologias ditas como corretas e o adequar dos conhecimentos consoante o perfil individual de cada aluno. Serão abordadas todas as atividades fundamentais no percurso do Ensino, desde ao planeamento, realização à avaliação. É fundamental uma reflexão ao nível de todo o processo ensino aprendizagem perante a realidade encontrada durante o ano letivo.
Este relatório faz um aprofundamento de um tema diretamente relacionado com o processo ensino aprendizagem dos alunos, contribuindo também para o desenvolvimento pessoal, criando estratégias para o ensino no futuro. Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra