Detalhes do Documento

Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Martim de Fr...

Autor(es): Freitas, Liliana Raquel Gonçalves de cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/21090

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Relatório de estágio -- Especialização em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário -- Coimbra -- 2012; Prática pedagógica


Descrição
O presente ano de Estágio Pedagógico desencadeia o desenvolvimento da prática educativa, promovendo uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. Para uma planificação visar o sucesso do processo ensino-aprendizagem, torna-se fulcral uma investigação educacional profunda e constante sobre os objectivos orientadores da acção. Assim, cabe ao agente de ensino – professor – privilegiar a diferenciação numa turma de 8º ano de escolaridade, através da adequação dos processos formativos em função da análise dos resultados de avaliação inicial, bem como fomentar o desenvolvimento pessoal e social do aluno. A elaboração deste documento – Relatório Final de Estágio Pedagógico – inserido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do 3º e 4º semestres do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, apoiado pelo processo de prática profissional na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas no ano lectivo 2011/2012, pretende a reflexão de um longo e exaustivo percurso pedagógico, mas gratificante, de aquisição de conhecimentos na didáctica específica de Educação Física. O processo educativo possibilita uma preparação especializada para a aplicação de saberes de âmbito alargado e multidisciplinar de intervenção profissional. Como tal, no presente relatório serão contextualizados os objectivos de formação, directamente relacionados com as expectativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. Este identificará, ainda, as dificuldades e necessidades de formação, analisará a componente ético-profissional e realçará a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos. Finalizará com questões dilemáticas, conclusões referentes à formação inicial e com o aprofundamento da temática Condicionantes Pedagógicas do “Roulement”. Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Elsa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia