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A criatividade territorial em Portugal: dos indicadores aos territórios criativos

Autor(es): Fernandes, Ricardo cv logo 1 ; Gama, Rui cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/20845

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Criatividade; Índice de Criatividade; Desenvolvimento Regional; Economia Criativa; Portugal


Descrição
A economia criativa é atualmente encarada como uma força motriz para a criação de vantagens competitivas, a integração de inovações, a competitividade e para a diferenciação dos territórios na perspetiva do conhecimento e da inteligência territorial. A redefinição dos processos de desenvolvimento tem encontrado na criatividade uma “resposta” à globalização e aos problemas de escala, sublinhando-se a importância de uma nova ligação entre a economia, a tecnologia, a cultura e a qualidade de vida. Deste modo, torna-se central identificar o potencial criativo das diferentes sub-regiões portuguesas numa perspetiva de posicionamento e diferenciação dos diferentes territórios. Com efeito, para a medição da criatividade é essencial que se identifiquem as principais variáveis que caraterizam os eixos fundamentais da criatividade (tecnologia, talento e tolerância), construindo um índice de criatividade no intuito de enquadrar e a apoiar a (re)definição de políticas de desenvolvimento local e regional.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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