Autor(es):
Abrantes, Ricardo Afonso Pereira Braz
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/20357
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): controlo; motor
Descrição
O presente trabalho tinha o como propósito o desenvolvimento de um sistema de
controlo para gerir um grupo propulsor constituído por um motor a funcionar segundo o
ciclo de Otto e uma caixa de velocidades. Era também objectivo do trabalho testar as
soluções propostas.
Neste trabalho é sugerido um método de teste de injectores, um método de gestão do
motor e da caixa de velocidades. No método de gestão do motor incluem-se rotinas de
geração de mistura e posterior ignição; rotinas para situações excepcionais de
funcionamento como o ralenti, o arranque, a fase de aquecimento, sobreregime e
funcionamento não motor; e outros para metros de controlo tais como sistemas de
controlo electrónico da carga, interacção com o banco de testes recirculação de gás de
escape, controlo da temperatura, controlo de velocidade de cruzeiro, controlo da pressão
do turbo, controlo da geometria dos veios de excêntricos, controlo da geometria do
colector de admissão, sistemas start and stop, controlo do ciclo de funcionamento do
alternador.
Foram sugeridas todas as rotinas necessárias para o funcionamento do sistema, no
entanto a corroboração prática não foi levada a cabo, apesar de ter sido construído na
íntegra o banco de testes de injectores. Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Cardoso, Francisco de Almeida; Silva, Manuel Carlos Gameiro