Author(s):
Munana, Gilsa Ruth
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/18203
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Satisfação profissional; Professores
Description
Após a revisão bibliográfica no domínio da satisfação profissional na docência,
realizámos um estudo com professores angolanos, procurando analisar este fenómeno
em função de variáveis sociodemográficas e profissionais.
Utilizámos a metodologia de inquérito, recorrendo a um questionário de
caracterização sociodemográfica, à Escala de Satisfação Geral no Trabalho (ESGT)
adaptada por Silva, Azevedo e Dias (1994), e ao Questionário de Satisfação
Profissional do Professor (Teacher Job Satisfaction Questionnaire - TJSQ) de Lester
(1982), traduzido e adaptado à população portuguesa por Seco (2000).
Quanto aos resultados obtidos podemos concluir que, de uma forma geral, os
participantes no presente estudo manifestam satisfação com o trabalho e
simultaneamente níveis baixos de desejo de abandono. No entanto, os professores com
formação estão mais satisfeitos do que os professores sem formação específica, quer em
termos de satisfação geral, quer nos diferentes domínios da satisfação profissional
docente, à excepção do factor recompensas pessoais onde não se registam diferenças
estatisticamente significativas.
Constata-se também que é no ensino primário que existe menor satisfação geral e
maior desejo de abandono e que são os professores mais novos que manifestam
simultaneamente menos satisfação profissional docente, menos satisfação geral e mais
desejo de abandono. Não se registaram diferenças significativas em função do género. After reviewing literature in the field of job satisfaction in teaching, we
conducted a study with Angolan teachers, analyzing this phenomenon in terms of
sociodemographic and professional variables.
We used the survey methodology, using a sociodemographic questionnaire, the
General Satisfaction Scale at Work adapted by Silva, Azevedo e Dias (1994), and the
Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) by Lester (1982), translated and adapted
to the Portuguese population by Seco (2000).
As for the results we can conclude that, in general, participants in this study
expressed satisfaction with their work and simultaneously low levels of desire to
abandon it. However, the trained teachers are more satisfied than teachers without
specific training, both in terms of overall satisfaction and in different areas of teacher
job satisfaction, with the exception of the personal rewards factor, with no statistically
significant differences between the teachers groups.
The results also show that it is in primary education level that there is less
overall satisfaction and greater willingness to abandon job, and the younger teachers are
who show simultaneously less teacher job satisfaction, less satisfaction and more
general desire to abandon it. There were no significant differences by gender. Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra