Autor(es):
Santos, Carla Marisa Ferreira
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/18201
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Jardim de infância
Descrição
O dia-a-dia no Jardim de Infância rege-se por uma sequência de
acontecimentos que por todos é apelidado de rotina. Um percurso diário,
muitas vezes organizado sem uma consciência pedagógica e que tem por
base a obrigatoriedade, por um lado, do cumprimento de determinados
elementos como as necessidades básicas, e por outro o desenvolvimento
das áreas de conteúdos propostas pelas Orientações Curriculares para a
Educação Pré-Escolar.
Neste sentido, e tendo como base o Currículo High-Scope, por ser aquele
que na educação pré-escolar mais valoriza pedagogicamente as rotinas
diárias, o presente trabalho visa revelar o verdadeiro sentido da rotina nos
Jardins de Infância e perceber, através da auscultação de profissionais da
área, de que forma eles organizam o seu dia-a-dia no Jardim de Infância, a
importância que atribuem à rotina diária e as percepções das
potencialidades desses momentos. The daily-life in the kindergarten is ruled by a sequence of events known
by almost everyone as routines. A daily procedure, often organised
without a pedagogical consciousness, it has on its basis, on one hand, the
obligation to observe some elements such as the basic needs; and on the
other hand the development of the thematic areas proposed by the
Curriculum guidelines for preschool.
Accordingly and having as a basis the High-Scope curriculum, the one
which mostly values the daily routines in a pedagogical sense, this work
intends to reveal the true sense of the daily-routines in this school context
and understand, by consulting experts on the matter, how they organise
the daily-life in the kindergarten; how important are daily routines and the
perception of the potential of those moments. Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização
em Psicologia Pedagógica, apresentado à Faculdade de
Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.