Detalhes do Documento

O dia-a-dia no Jardim de Infância:importância atribuída pelos educadores de inf...

Autor(es): Santos, Carla Marisa Ferreira cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/18201

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Jardim de infância


Descrição
O dia-a-dia no Jardim de Infância rege-se por uma sequência de acontecimentos que por todos é apelidado de rotina. Um percurso diário, muitas vezes organizado sem uma consciência pedagógica e que tem por base a obrigatoriedade, por um lado, do cumprimento de determinados elementos como as necessidades básicas, e por outro o desenvolvimento das áreas de conteúdos propostas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Neste sentido, e tendo como base o Currículo High-Scope, por ser aquele que na educação pré-escolar mais valoriza pedagogicamente as rotinas diárias, o presente trabalho visa revelar o verdadeiro sentido da rotina nos Jardins de Infância e perceber, através da auscultação de profissionais da área, de que forma eles organizam o seu dia-a-dia no Jardim de Infância, a importância que atribuem à rotina diária e as percepções das potencialidades desses momentos. The daily-life in the kindergarten is ruled by a sequence of events known by almost everyone as routines. A daily procedure, often organised without a pedagogical consciousness, it has on its basis, on one hand, the obligation to observe some elements such as the basic needs; and on the other hand the development of the thematic areas proposed by the Curriculum guidelines for preschool. Accordingly and having as a basis the High-Scope curriculum, the one which mostly values the daily routines in a pedagogical sense, this work intends to reveal the true sense of the daily-routines in this school context and understand, by consulting experts on the matter, how they organise the daily-life in the kindergarten; how important are daily routines and the perception of the potential of those moments. Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentado à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Couceiro, Ana Paula
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia