Detalhes do Documento

Aprender física através da procura de razões para justificar comportamentos da ...

Autor(es): Esperança, Telma Henriques cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/17600

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Ensino da física; Ensino da física - pesquisa bibliografica; Ensino da física e da química - fontes bibliográficas nacionais e internacionais; Física - actividades laboratoriais - física; Teorias da aprendizagem


Descrição
O projecto de Tese apresentado neste documento encontra-se dividido em cinco Capítulos. Neste primeiro Capítulo apresenta-se o Projecto de Tese: descreve-se a estrutura do presente documento e apresenta-se genericamente o estudo que se pretende realizar. No segundo Capítulo encontra-se o objectivo da tese, com a especificação do tema a ser investigado e uma abordagem genérica à metodologia proposta. Em seguida enquadra-se o trabalho no panorama nacional, justificando a necessidade da realização desta investigação. Analisa-se a sua pertinência e a perspectiva de uma contribuição para a evolução do conhecimento científico na área – Ensino da Física. O estado da arte é alvo de reflexão no terceiro Capítulo, no qual se apresentam os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre: Modelos e Teorias do Ensino e Aprendizagem; Trabalho laboratorial; Aprender por inquiry; Investigação-acção e Trabalho de grupo. São apresentadas e comentadas as propostas, soluções, abordagens, ou técnicas que se encontram na literatura nacional e internacional, recorrendo a livros, revistas científicas, artigos, entre outras fontes fidedignas. O penúltimo capítulo contempla uma descrição detalhada da metodologia que se pretende desenvolver, explicando a natureza do estudo, as técnicas previstas, as várias fases do plano de trabalho e as condicionantes que poderão influenciar o desenrolar da investigação. O Projecto de Tese termina com o quinto capítulo no qual estão reunidas todas as fontes bibliográficas, nacionais e internacionais, que serviram de referência a este projecto de Tese. As referências estão ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome do primeiro autor, sendo ele único ou com colaboradores, seguindo-se a ordem cronológica de publicação quando houver mais de uma referência do mesmo autor.
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia