Detalhes do Documento

Estudo exploratório sobre as estratégias de coping utilizadas pelos instrutores...

Autor(es): Marques, Rita Pais cv logo 1

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/17567

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Coping; Fitness; Instrutores de fitness


Descrição
A alegria no movimento, a interpretação e expressão de emoções são três factores chave para uma performance de sucesso. Relativamente à expressão de emoções, há formas de o fazer, através da força, energia, diversão, ritmo, sensualidade e paixão. (Les Mills International, 1999) O objectivo deste estudo assume como papel fundamental as estratégias de coping utilizadas pelos instrutores de fitness, para conseguirem manter o nível de performance em todas as aulas. A amostra deste estudo é constituída por 72 instrutores de fitness de várias modalidades, em que 43 são do sexo feminino e os outros 29 do sexo masculino. A média de idades é de 28,53 anos. Foram consideradas como variáveis dependentes a as estratégias de coping e os estados de humor, e como varáveis independentes o sexo, os anos de serviço, a modalidade e a carga horária. De forma a podermos abordar estes assuntos foi reunida uma bateria de questionários constituída pelos questionários de natureza biossocial, o questionário exploratório sobre as estratégias de coping e o questionário de estados de humor (POMS). Como grandes conclusões verificámos que os instrutores de sexo masculino apresentaram algumas estratégias de coping diferentes das do sexo feminino; a dimensão dos estados de humor que mais afecta os instrutores é o vigor; quantas mais horas de leccionação os instrutores têm, maior são os valores das dimensões negativas, dos estados de humor. Uma das sugestões que propomos para futuros estudos nesta área é a de tentar fiabilizar o instrumento que pretende medir as estratégias de coping. Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Senra, Cristina
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia