Autor(es):
Cordeiro, Sandrina de Oliveira
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/17549
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Percepção de si; Auto-estima; Crianças; Psicologia do desporto
Descrição
O perfil de Auto-percepção física nas Crianças (C-PSPP) é um instrumento multidimensional constituído por 36 itens que medem seis domínios físicos das Auto-percepções, integrados em seis sub-escalas, de acordo com Whitehead (1995). As suas propriedades psicométricas foram estabelecidas por vários estudos publicados que usavam diferentes populações (Crocker, Eklund & Kowalsky, 2000; Eklund, Whitehead & Welk, 1997,; Hagger, Ashford & Stambulova, 1998); Welk, Corbin & Lewis, 1995,; Whitehead, 1995). Recentemente este instrumento foi traduzido e adaptado para a população portuguesa por Ferreira (2003) e aplicado em crianças de faixas etárias diferentes (11 a 14 anos). O questionário de imagem corporal de Marilou Bruchon-Schweitzer (1987) é um instrumento multidimensional do tipo Likert constituído por 19 itens, e tem como objectivo explorar a dimensionalidade das percepções, sentimentos e atitudes expressas pelo corpo da pessoa. A satisfação do corpo é associada ao sexo, à saúde e ao ajuste emocional. O propósito deste estudo foi avaliar o modo como evoluem as auto-percepções no domínio físico em crianças praticantes e não praticantes de actividade física, com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos, e avaliar a imagem corporal, nomeadamente as percepções, os sentimentos e as atitudes induzidas pelo corpo das crianças através de um estudo longitudinal.
Métodos: O nosso estudo envolveu uma amostra total de cento e setenta e sete indivíduos (N=177), de ambos os sexos, sendo 88 do sexo feminino possuindo uma média de idades de 11,43 ± 0,542 anos e 89 do sexo masculino com uma média de idades de 11,42 ± 0,496 anos. Os indivíduos abrangidos neste estudo frequentavam três escolas distintas e um clube de futebol, sendo todos da Região Centro do país. Para a recolha da amostra, no caso dos alunos, optamos sempre que possível por utilizar as aulas de Formação Cívica ou Estudo Acompanhado, quando não era possível o inicio ou final de uma aula de Educação Física. No caso dos jogadores de futebol de sete, sempre antes do treino. A primeira aplicação foi efectuada em Dezembro/Janeiro e a segunda em Fevereiro/Março, havendo um intervalo de dois meses e meio entre a primeira e segunda aplicação. Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física