Author(s):
Nogueira, Ana Rita Bravo
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/17399
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Jogos desportivos colectivos; Voleibol
Description
O objectivo central do presente estudo é comparar a terceira divisão de Seniores masculinos com a primeira divisão A1 Seniores masculinos, época 2004/2005, na modalidade de Voleibol, através da análise do side out.
Por meio de um estudo exploratório foram observados e analisados o side-out/KI, que nos dará informações acerca da solicitação de ataque, eficácia do ataque do side-out e concretização desta fase do jogo, nas equipas da primeira e terceira divisão Nacional seniores masculina.
Foram analisados os ataques de todas as zonas, classificando-os como positivos, negativos ou neutros, foram ainda também analisadas todas as recepções falhadas.
Para a realização deste trabalho foram observados 20 set’s de jogo da 1ª Divisão Nacional A1 Seniores Masculinos e 20 set’s de jogos da 3ª Divisão Nacional Seniores Masculina, da época 2004/2005.
A ficha de observação utilizada foi construída tendo por base os conceitos de Colleman (1985).
Depois de todos os dados tratados e analisadas podemos finalmente retirar algumas conclusões: a solicitação de ataque no side-out nas zonas 2 e 4 é superior nas equipas da 3ª Divisão, enquanto que a solicitação de ataque na zona 3, embora não se tenham verificado diferenças estatisticamente significativas, podemos verificar que a 1ª Divisão apresenta maior solicitação no side-out nesta zona que a 3ª Divisão. No que diz respeito à solicitação de ataque no side-out na zona de ataque, a 3ª Divisão apresenta um valor mais elevado que na 1ª divisão, embora não se encontrem diferenças estatisticamente significativas entre estes valores. A eficácia de ataque no side-out nas zonas 2 e 4, é superior nas equipas da 1ª Divisão, embora não se tenham verificado diferenças estatisticamente significativas enquanto que no que diz respeito à eficácia de ataque na zona 3, podemos verificar que a 1ª Divisão apresenta um valor superior que a 3ª Divisão. A eficácia de ataque no side-out na zona de ataque é superior na 1ª Divisão que na 3ª divisão; relativamente à eficácia de ataque na zona de defesa no side-out, a 3ª Divisão Nacional apresenta valores superiores aos da 1ª Divisão Nacional, embora não se encontrem diferenças estatisticamente significativas entre estes valores. Ao nível da concretização do side-out, a 1ª divisão Nacional apresenta valores superiores que a 3ª Divisão Nacional. Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra