Author(s):
Paula, Mauro de Azevedo
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/16175
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Futebol; Jovens futebolistas
Description
O estudo 1 apresenta-nos o controlo da qualidade dos dados nas provas de condução de bola e passe à parede, nos grupos etários de G11 e G13. Nesta fase são apresentados ainda os protocolos referentes a estas duas habilidades motoras, as características das amostras e as condições de aplicação dos testes.
É apresentado também o trabalho estatístico necessário, com o cálculo das médias, desvios padrão, erros técnicos de medida, variância combinada e coeficiente de fiabilidade.
Por último, é feita uma discussão dos resultados obtidos tendo em conta factores como a fiabilidade, a precisão e a independência dos dados, e onde serão também apresentados outros estudos que servirão de ponto de comparação.
O estudo 2 apresenta uma vertente mais prática deste estudo.
São apresentadas algumas tabelas com os valores normativos para atletas infantis e iniciados. De seguida é feita uma estatística descritiva por clube, com base nos dados da época 2003/2004.
Por último, é feito um relatório individual dos atletas infantis e iniciados, que na época de 2003/2004 pertenciam ao Clube de Futebol “Os Marialvas”. Este relatório apresenta-nos os dados dos atletas no ano de partida do estudo, assim como a sua posição normativa nesse ano. Serão também introduzidos os dados de 2004/2005 e feita a diferença entre estes dois valores com o intuito de verificar se houve ou não evoluções em cada atleta.
Na identificação de cada atleta, o clube será o representado na época 2004/2005. O escalão, a idade decimal e óssea referem-se também à época atrás referida.
Após relatarmos quais os pontos fortes e pontos fracos de cada jovem futebolista, serão feitas algumas recomendações, com vista à melhoria das vertentes técnicas ou físicas que estão em défice em cada caso específico. Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física