Detalhes do Documento

Competências em língua portuguesa e dificuldades de processamento em matemática

Autor(es): Santos, Maria da Conceição Bastos Henriques dos cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10316/13258

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Competência linguística -- criança; Matemática -- resolução de problemas


Descrição
This dissertation aims to analyse the relationship between the Portuguese Language competence by the 5th year students in the “Ensino Básico” and their difficulties in understanding the information transmitted in - and the subsequent resolution of – Mathematic problems. For this, four processing linguistic areas that can interfere in the understanding and resolution of problems have been selected and several questionnaires have been conceived with the purpose of testing how the higher or lower competence in these areas influences the students’ performance in solving problems. Throughout this work the results obtained are analysed and discussed. From them it is clear that the Portuguese Language competence has, in fact, a significant influence in the students’ ability to process the information transmitted in the statements of the Mathematics problems and therefore in their resolution. Esta dissertação visa analisar a relação existente entre a competência em Língua Portuguesa por parte dos alunos do 5º ano do ensino básico e as dificuldades por estes evidenciadas na compreensão da informação transmitida em — e a subsequente resolução de — problemas de Matemática. Para o efeito foram identificadas quatro áreas de processamento linguístico passíveis de interferir na compreensão e resolução de problemas e elaborados vários questionários com o objectivo de testar em que medida a maior ou menor competência nessas áreas influenciam o desempenho dos alunos na resolução de problemas. Ao longo deste trabalho os resultados obtidos são analisados e discutidos. Deles se conclui que, de facto, a competência em Língua Portuguesa tem uma influência significativa no processamento da informação transmitida nos enunciados dos problemas de Matemática e, consequentemente, na sua resolução. Dissertação de mestrado em Linguística e Ensino, apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rio-Torto, Graça
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia