Detalhes do Documento

Die Bremer Stadtmusikanten, Serralves e Marionetas. Encontros, Consumos e Persp...

Autor(es): Costa, Rosalina cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9905

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Sociologia; Consumo; Artes


Descrição
Bremen, 7 de Junho de 2013, 08:50. Numa sala de aeroporto indistinta e trivial, um não-lugar como diria Marc Augé (1992), a Sociologia encontra – inesperada e inadvertidamente – as Artes. “Picasso, 1913 und die Deutschen” faz primeira página de uma edição especial do 'Die Welt' que anuncia, volvidos 100 anos, uma nova exposição retrospectiva da obra do pintor na Alemanha, desta vez em Munique. Ao mesmo tempo que em grande formato o jornal antecipa a recepção da obra de Picasso, um grupo de adolescentes espanhóis invade a sala e encontra nas várias materialidades em torno do conto 'Die Bremer Stadtmusikanten' um 'regalo' de Bremen. Em livros, caixas de bombons, esferográficas ou porta-chaves, as figuras de um burro, um cão, um gato e um galo alinhadamente apoiados nas costas uns dos outros são o ícone que a cidade identitária e turisticamente apropriou a partir da fábula dos Irmãos Grimm.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia