Detalhes do Documento

Tecnologia, engenharia e electricidade nas redes urbanas de iluminação e transp...

Autor(es): Matos, Ana Cardoso de cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/9551

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Electricidade; infraestruturas urbanas; engenheiros; transferência de tecnologia; transportes urbanos; mobilidade de "expers"


Descrição
A utilização da eletricidade nos espaços urbanos esteve associada aos conceitos de progresso técnico e de modernização urbana que marcaram o século XIX. Com o fim de pôr em prática as ideias urbanísticas e higienistas em vigor na altura e garantir a segurança, a saúde e o bem-estar das populações urbanas, os governos e os poderes municipais das principais cidades europeias procuraram tomar uma série de medidas para criar ou modernizar os sistemas de iluminação, de abastecimento de água ou de escoamento de esgotos. Exigindo soluções técnicas, por vezes complexas, a criação das infraestruturas urbanas foi um campo de inovação técnica que, a partir dos centros urbanos em que se registara um maior progresso económico-social e uma maior modernização nos equipamentos e infraestruturas, se difundiu para os outros centros urbanos. Na transferência da tecnologia e na sua posterior adoção a novos espaços urbanos os engenheiros tiveram um papel determinante, pois eram eles os detentores de conhecimentos técnicos que permitiam adequar a tecnologia importada às características de cada espaço urbano. A aplicação da eletricidade à iluminação pública e privada e aos transportes verificada a partir das últimas décadas do século XIX, foi também tributária da difusão dos conhecimentos técnico-científicos, da mobilidade dos “experts”, da internacionalização das empresas e da transferência de tecnologia.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Capel, Horacio; Casals, Vicente; Cuéllar, Domingo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia