Document details

Arquitetura e arquitetura da paisagem. Ensino do projeto – estratégias.

Author(s): Freire, Maria cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9349

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): ensino; estratégias; projeto de arquitetura; projeto da paisagem


Description
O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as estratégias mais comuns ao ensino do projeto na arquitetura e arquitetura da paisagem, especialmente as ligadas às atividades práticas solicitadas em estúdio, que se traduzem nos recursos tradicionalmente ativados. Entre as estratégias que mais acompanham o ato de ensinar a projetar na arquitetura encontram-se os modos mimético, inovação, normativo e tipológico. Nestes procedimentos ou lógicas são nucleares as relações entre dedução e intuição e entre reflexão e invenção, onde se revela o vocabulário formal através do material, das tipologias e dos elementos e estruturas de humanização. À arquitetura da paisagem, dada a maior complexidade que lhe está associada, acrescem outras tantas estratégias, manifestados em componentes ligadas à história, ao significado e estrutura, à interdisciplinaridade e à reinterpretação. A reflexão finda com a defesa de uso conjunto de tais estratégias no ensino do projeto em ambas as arquiteturas, a acionar de modo mais isolado ou integrado, em função do momento do plano de estudo.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) UFBA
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU