Document details

Interessa a Pedagogia à Economia da Educação? Uma resposta pela análise da lite...

Author(s): Caleiro, António cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9310

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Economia da Educação; Grafos; Pedagogia; Revisão da Literatura


Description
Um dos ramos da Economia dedica-se à análise das questões associadas à educação. Ao fazê- lo é utilizada uma metodologia de base económica para, entre outros assuntos, abordar a formação dos indivíduos. Assim, para a Economia da Educação, não é, aparentemente, importante – ou, pelo menos, tão importante – o processo (ensino-aprendizagem) de obtenção dessa formação, mas sim os seus factores prévios/explicativos – por exemplo, a nível microeconómico, a escolha de uma determinada área de formação – e/ou os seus factores posteriores/consequentes – por exemplo, a nível macroeconómico, as consequências sobre o nível de desenvolvimento de um determinado país. Tal significa que, aparentemente, os aspectos pedagógicos têm sido negligenciados pela literatura na área da Economia da Educação. Neste trabalho, descortina-se esta aparência através de uma análise da literatura sobre a matéria, recorrendo a uma abordagem de grafos. Esta permite, não só verificar até que ponto a Pedagogia tem interessado à Economia da Educação, mas também salientar quais as áreas mais analisadas pela literatura.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU