Document details

ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: CONTEXTO, ACTUAÇÃO E PERFORMANCE DAS EMPRES...

Author(s): VIVAS, Carla cv logo 1 ; SOUSA, António cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/8182

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Gestão Estratégica; Internacionalização; Sector Vitivinícola; Vinho


Description
O presente trabalho de investigação visa analisar o contexto competitivo das empresas do sector vitivinícola e avaliar as implicações no desenvolvimento de orientações estratégicas contingentes e performances diversas. Propõe a aplicação do referencial metodológico Grelha Integrada de Reflexão Estratégica adaptada a um contexto de internacionalização - GIRE(i), estruturando a pesquisa em dois níveis, um preliminar, de caracterização genérica das empresas, e outro central, de análise da sua vertente estratégica. A pesquisa implicou a recolha de dados primários (questionário aos empresários do sector) e secundários (de natureza documental). Explora a vertente estratégica, analisando o contexto do sector em termos mundiais e nacionais, de forma a desenhar um diagnóstico do seu contexto de acção, recorrendo aos modelos PEST e Modelo das 5 Forças. Identifica, com base em diversas técnicas estatísticas, os tipos de reflexão estratégica adoptados e o seu perfil em termos de variáveis contextuais, assim como as performances económicas subjacentes.
Document Type Lecture
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU