Detalhes do Documento

Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português...

Autor(es): Rebelo, Nicole cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8092

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Atitudes; Inteligência Emocional; Perfis; Escola; Língua Portuguesa; Matemática


Descrição
As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no engagement nas atividades escolares e no desejo de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Obtiveram-se perfis diferenciados para cada ciclo e para os sexos, indicando a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Candeias, Adelinda
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia