Autor(es):
Duarte, Isabel Maria Ratola
; Mirão, José A. P.
; Rocha, Fernando J. T.
; Bonito, Fernando A. B.
; Queta, Felisberto M.
; Falcão, Winnie
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8077
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): granitóides; alteração; solos residuais; Angola
Descrição
A Região Central de Angola caracteriza-se pela abundância de rochas granitóides, cuja alteração “in-situ” originou os denominados solos residuais. As propriedades texturais, geoquímicas e mineralógicas destes solos dependem não só da composição química da rocha mãe, mas principalmente das características geomorfológicas e climatéricas locais.
Na região em estudo, seleccionaram-se locais de amostragem, que se estendem desde a província do Kwanza-Norte (Kassenda, no Alto Dondo), passando pela província do Kwanza-Sul (Cangulo, Quibala e Waco Kungo), até ao Planalto do Huambo, onde se colheram amostras de rocha sã, rocha alterada e respectivo solo residual, ao longo de cada perfil de alteração.
Realizaram-se análises de caracterização geoquímica por Fluorescência de Raios-X dos elementos maiores e menores, e de caracterização mineralógica por Difracção de Raios–X, tanto nas amostras de rocha sã, como no respectivo solo residual.
Apresentam-se os resultados obtidos e a sua análise comparativa entre os diferentes locais de amostragem, assim como ao longo de cada perfil de alteração.
Os resultados obtidos permitem contribuir para o conhecimento dos fenómenos de alteração geoquímica em zonas tropicais, como é o caso de Angola.