Detalhes do Documento

Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escola...

Autor(es): Matos, Maria da Conceição cv logo 1 ; Neto, António J. cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7990

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Avaliação externa; autoavaliação (avaliação interna); planos de melhoria; mudanças


Descrição
Este estudo procurou conhecer as mudanças induzidas pelo processo de avaliação externa nas escolas e sua possível influência nos resultados alcançados pelos alunos. Tratou-se de um estudo de caso de perfil qualitativo, suportado em pesquisa documental e na realização de entrevistas em grupo. Foram em concreto entrevistados quatro grupos, três com elementos dos órgãos de gestão e de funcionamento do agrupamento (direção, conselho pedagógico e conselho geral) e outro formado por alunas delegadas de turma dos 2º ciclo e 3º ciclos. A análise efetuada sugeriu que a avaliação externa trouxe efetivamente mudanças, nomeadamente no registo de evidências, na definição de estratégias de melhoria e na constituição de uma equipa de autoavaliação com a perspetiva de consolidar o processo e a cultura de avaliação.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Magalhães, Olga; Folque, Assunção
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