Detalhes do Documento

Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento prof...

Autor(es): Guerreiro, Maria Celeste cv logo 1 ; Neto, António J. cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7989

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Cultura avaliativa; Desempenho docente; Supervisão; Feedback; Desenvolvimento profissional


Descrição
O propósito desta investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola, considerando o desempenho docente. Conceptualmente, foram aprofundados os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto atual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projeto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às perceções dos professores efetivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo ques-tionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão favorável aos assuntos abordados. A avaliação do desempenho docente, encarada numa perspetiva formativa, pareceu surgir, naquela escola, como uma oportunidade de aprendizagem que enforma toda a complexidade do ato de ensinar.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Magalhães, Olga; Folque, Assunção
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia