Autor(es):
Fonseca, Ana
; Batanete, Ermelinda Caldeira
; Lopes, M. J.
; Casas-Novas, Maria Vitória
; Marques, Maria do Céu
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7804
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): velhice; idosos; representações sociais; estudantes de enfermagem
Descrição
VELHICE-Resumo CIRS2012
Título: Velhice: Representações Sociais construídas por Estudantes de Enfermagem e Idosos
Autores: Ana Maria Leitão Pinto da Fonseca, Ermelinda do Carmo Valente Caldeira Batanete, Manuel José Lopes, Maria do Céu Mendes Pinto Marques, Maria Vitória Glórias Almeida Casas-Novas
Introdução: A velhice é hoje um fenómeno socialmente construído derivando dos conceitos sociais e dos estereótipos de idoso. É prática comum considerar as pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos, constituindo a idade da reforma uma referência para a velhice (Spar e La Rue, 2005). Como as representações sociais precisam de tempo para se adequarem às transformações que vão ocorrendo nas sociedades, ao continuarmos a utilizar conceitos como, actividade, reforma, velhice, podemos não nos aperceber que o seu conteúdo pode ter mudado.
Objetivos: Identificar as representações sociais de velhice, construídas por estudantes e idosos. Analisar a relação entre os componentes da estrutura das representações sociais na perspectiva de estudantes e de idosos.
Metodologia: Estudo exploratório, no qual se usou a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico. A foi amostra constituída por três grupos: 24 estudantes 1º ano do 1º ciclo de Enfermagem; 35 estudantes 4º ano do 1º ciclo de Enfermagem e 24 idosos que frequentam universidade sénior. A recolha dos dados foi realizada através de questionário, com questões para caracterização sociodemográfica e um estímulo indutor (velhice). Foram cumpridos os procedimentos ético-legais, em conformidade com a Comissão de Ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word e processados no software Evoc que forneceu a estrutura das representações sociais.
Resultados: Em todos os grupos se verificou predomínio de respondentes do sexo feminino, sendo a média de idades de 19,6 anos, 23,9 anos e 74 anos. Das 410 palavras evocadas pelos estudantes e idosos, apuraram-se 90 diferentes.
No que concerne ao núcleo central da estrutura das representações sociais de velhice verificou-se: a) os estudantes do 1º ano associam à “velhice” a experiência de vida; idoso; necessidade de auxílio e sabedoria; b) os estudantes do 4º ano vinculam “velhice” a experiência; família; sabedoria; solidão; c) os idosos associam “velhice” a aborrecimento, doença; morte; muitos anos; sabedoria; solidão; valores sobre velhice estão esquecidos. Relativamente à segunda periferia constatou-se: a) os estudantes do 1º ano associam à “velhice” hospital; incapacidade; perda de memória; b) os estudantes do 4º ano vinculam “velhice” a amor; descanso; disponibilidade de tempo; percurso; tristeza; c) os idosos associam “velhice” a amizade; carinho; falta de amor; felicidade; peso.
Conclusão: As representações sociais da velhice, elaboradas pelos estudantes e idosos, estão sustentadas nos muitos anos que conferem experiência de vida, na doença e necessidades de auxílio, na família, sabedoria e solidão. Por sua vez os idosos conferem ainda à velhice o aborrecimento e a morte.
Descritores: velhice; idosos; estudantes de enfermagem; representações sociais.
Referências Bibliográficas
- Abric, J.C. (2005). Méthodes D’Étude Des representations socials. Editions érès. Ramonville Saint-Agne.
- Spar, J. E. e La Rue, A. (2005). Guia Prático Climepsi de Psiquiatria Geriátrica (1ª edição). Lisboa:Climepsi Editores
Tipo de Documento
Artigo
Idioma
Português
Editor(es)
Jesuino, Jorge Correia; Lopes, M. J.; Mendes, Felismina; Oliveira, Antonia Silva