Document details

Estratégia Hibrida de Recomendações sobre um Gestor de Conteúdos Ampliado em En...

Author(s): Madeira, Filipe cv logo 1 ; Quaresma, Rui cv logo 2 ; Abreu, Salvador cv logo 3

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/7680

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Personalização da sequenciação de atividades de aprendizagem; Relacionamento entre conteúdos; Sistema de recomendação; Filtragem colaborativa; Aprendizagem colaborativa; Ensino formal; Moodle


Description
Este artigo tem por objetivo apresentar um Modelo para Recomendação Personalizada de conteúdos de aprendizagem, baseado numa estratégia de recomendação híbrida e no perfil de cada aluno. Incluímos uma proposta para a similaridade entre alunos que reflete os seus interesses em termos das avaliações pretendidas e da proximidade das sequências de atividades de aprendizagem dos diversos alunos. Este modelo prevê, igualmente, a inclusão de novos conteúdos por parte dos alunos e a definição de relacionamentos com os conteúdos existentes. São abordadas as motivações que nos levaram à presente proposta, alguns conceitos e trabalhos relacionados, assim como a arquitetura e desenho da solução, entretanto alvo de protótipo. Por fim são tecidas algumas conclusões.
Document Type Lecture
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU