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O tempo geológico na formação de professores de geociências

Author(s): Morgado, Margarida cv logo 1 ; Rebelo, Dorinda cv logo 2 ; Monteiro, Graça cv logo 3 ; Bonito, Jorge cv logo 4 ; Medina, Jorge cv logo 5 ; Martins, Luisa cv logo 6 ; Marques, Luis cv logo 7

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/7530

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): tempo geológico; ensino básico e secundário; formação de professores


Description
O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção, quer no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, quer ao nível da formação de professores. A realização do curso de formação “O Tempo Geológico – Das Conceções de Alunos à Apresentação de Materiais Didáticos Inovadores para o Ensino da Geologia” pretendeu dar a conhecer a professores de Geociências dos ensinos básico e secundário os indicadores obtidos, no projeto de investigação sobre o tempo geológico que decorreu no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal), relativos ao diagnóstico de conceções de alunos do ensino básico (12-13 anos) e à construção, implementação e avaliação de materiais didáticos inovadores para a abordagem da temática do tempo geológico. Deste modo, pretendeu-se contribuir para a melhoria da formação dos professores na conceptualização, organização e acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem da referida temática. Pretendeu-se, também, contribuir para aproximar a investigação educacional das práticas letivas dos professores, com reflexos na aprendizagem dos alunos e no suscitar da reflexão acerca da natureza do conhecimento científico e os processos envolvidos na sua construção.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Sarmiento, A. M.; Cantano, M.; Almodôvar, G. R.
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