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Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: ...

Autor(es): Bonito, Jorge cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7480

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Concepções epistemológicas; INPECIP; metodologia do ensino das ciências; cognitivismo; construtivismo


Descrição
O objectivo deste estudo é descrever o conhecimento epistemológico dos professores, através das suas concepções acerca das metodologias de ensino. Foi definida a população de professores de Biologia e Geologia que, no ano lectivo de 2009-2010, leccionava no âmbito das DRE do Alentejo e do Algarve. Aplicou-se uma versão modificada do INPECIP, de Martín del Pozo (1994). Os resultados revelam que os professores defendem posições coerentes com uma visão empirista, adoptadas acerca da imagem da ciência, considerando que se deve ensinar ciência seguindo, precisamente, uma sequência metodológica de natureza científica, pese embora que não se deva contrapor o pensamento vulgar ao pensamento científico. Consideram, contudo, que os conteúdos são apenas instrumentos para o desenvolvimento do pensamento. Contrapondo com a posição anterior, os professores consideram, agora, que a quantidade de tempo dedicado à instrução não está associada à qualidade da aprendizagem.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Patrício, Manuel; Sebastião, Luís; Justo, José; Bonito, Jorge
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