Autor(es):
Frade, Maria
; Fonseca, Ana
; Lopes, M. J.
; Marques, Maria do Céu
; Bule, Maria José
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7188
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Enfermeiro supervisor; características,; representações sociais; estudantes
Descrição
Introdução: No contexto da formação inicial, as experiências clínicas revestem-se de grande importância. As
experiências clínicas não se restringem a momentos de aquisição de competências, contribuem também para a
modelação do conceito de enfermagem enquanto profissão e enquanto ciência. Não obstante a sua importância, são
condicionadas pela relação que se estabelece entre enfermeiro supervisor e estudante. Espera-se que o enfermeiro
supervisor tenha competências clínicas, mas também competências pessoais, facilitadoras de uma relação efetiva com
o estudante (Ketola, 2009).
Objetivos: Conhecer as representações sociais dos estudantes sobre os enfermeiros supervisores.
Metodologia: Estudo exploratório, a amostra é constituído por 74 estudantes do 4º ano, 1º ciclo de Enfermagem.
A recolha dos dados foi realizada através de questionário, com questões para caraterização sociodemográfica e a
questão aberta: “O enfermeiro supervisor ideal deve ser:”. Foram cumpridos os procedimentos ético-legais, em
conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Para a análise dos
dados foi utilizado o software ALCESTE (Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto).
Resultados: Verificou-se predomínio de respondentes do sexo feminino, com idade média de 24,6 anos. Obtivemos
uma percentagem bastante significativa de análise lexical do corpus (89%), da qual resultaram quatro classes. Obtevese
uma árvore de classificação descendente com dois ramos: um deles com uma classe, classe 3 (27%), outro com
a classe 4 (42%) e um sub-ramo que se sub-divide nas classes 2 (16%) e 1 (15%). Tendo por base os valores de Qui2
evidenciam-se os vocábulos: pessoa, aprendizagem, processo, relação, transmitir e responsável.
Conclusões: Os estudantes centram as suas respostas nas caraterísticas do enfermeiro supervisor tais como interesse,
colaboração, ser prestável, disponível e exigente. Consideram igualmente importantes as características pessoais do
enfermeiro supervisor: ter paciência, e ser honesto, simpático, compreensivo, imparcial e disponível (Martins, 2009).
Os resultados apontam ainda para a relação que se estabelece entre o enfermeiro supervisor e o aluno a qual deve ser
de confiança (Pearson,2009), favorecedora de uma boa integração e para o enfermeiro supervisor enquanto pessoa
que contribui para o processo aprendizagem, no sentido de partilhar, estimular e transmitir valores (Fernandes,
2007).