Author(s):
Fonseca, Ana
; Lopes, M. J.
; Sebastião, Luís
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/6842
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Conhecimento em Enfermagem; Representações Sociais; Estudantes de Enfermagem
Description
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO - Conhecimento em Enfermagem: representações sociais construídas por estudantes de enfermagem
TEMA E O REFERENCIAL TEÓRICO: Aprender Enfermagem, enquanto disciplina e profissão, inscreve-se num processo onde a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências são um desafio permanente. Partindo da questão “quais as representações sociais do conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem?” realizou-se um estudo exploratório, no qual se usou a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico.
OBJETIVOS: Apreender a estrutura das representações sociais de conhecimento em enfermagem elaboradas por estudantes de enfermagem. Identificar o campo das representações sociais de conhecimento em enfermagem, na perspectiva dos estudantes.
DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS, INCLUINDO OS PARTICIPANTES E MÉTODO: A amostra foi constituída por 33 estudantes do 1º ano, 1º ciclo de Enfermagem, recém-admitidos na escola. A recolha dos dados foi realizada em Fevereiro 2011, através de questionário com questões que visavam a caracterização sociodemográfica e um estímulo indutor (conhecimento em enfermagem). Foram cumpridos procedimentos ético-legais, em conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word® e processados nos softwares Evoc® e SIMI® que forneceram estrutura das representações sociais e força da relação entre elementos.
RESULTADOS E AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES DA PESQUISA: Verificou-se a idade média dos estudantes de 19,5 anos, com predomínio de respondentes do sexo feminino. Das 164 palavras evocadas, apuraram-se 33. Relevou da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem salienta-se o núcleo central constituído por sete elementos (investigação, desenvolvimento, ajudar, pessoas, prática, competência, empenho) e segunda periferia com quatro elementos (processos de diagnóstico, trabalho, disponibilidade para com os outros, responsabilidade). A árvore máxima que derivou da análise de similitude comprovou a centralidade dos elementos ajudar, prática e pessoas. Mostrou, também, que existe uma relação forte entre os elementos empenho, responsabilidade e trabalho e uma relação moderada entre a maioria dos restantes elementos com centralidade.
Dos elementos salientados da estrutura das representações sociais do conhecimento em enfermagem evidencia-se a dimensão científica patente nos elementos investigação, desenvolvimento, competência e a dimensão de ajuda vinculada nos restantes elementos do núcleo central e que se reflecte, também, na segunda periferia.
Palavras-chave:
Representações sociais; Conhecimento em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem.
Referências bibliográficas:
- Abric, J.C. (2005). Méthodes D’Étude Des representations socials. Editions érès. Ramonville Saint-Agne.
- Chinn, P. L. & Kramer, M. K. (2004). Integrated knowledge and development in nursing (6th Ed). St Louis: Mosby.
- Lopes, Manuel José (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica. Coimbra: Formasau.