Author(s):
Martins, Luís
; Cortes, Helder
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/6714
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Dermatologia; Imunoalergologia; Prurido; Alergia; Atopia; Imunoterapia
Description
No âmbito do bem-estar animal, os animais de companhia vêm sendo, cada vez mais, sujeitos a observação clínica por patologias do foro imunoalergológico. Para além das manifestações digestivas e cutâneas decorrentes de alergia alimentar, é também frequente a dermatite pela picada de insectos, como as pulgas, um problema com elevada relevância clínica, e a rinoconjuntivite e dermatite invernal por sensibilização a ácaros do pó da casa ou de armazenamento e a fungos, e primaveril por sensibilização a pólenes.
Para o controlo das alergias associadas a aeroalergénios, como ácaros, pólenes e fungos, tem-se mostrado útil o recurso à imunoterapia específica, o mais direccionada possível. Para prosseguir esse objectivo torna-se extremamente útil o aprofundamento diagnóstico laboratorial, orientado com base nos aspectos clínicos de anamnese, sintomatologia e resultados dos testes cutâneos.
Entre alguns dos sintomas mais frequentemente associados, encontram-se:
- Coçar-se com frequência.
- Esfregar partes do corpo (incluindo a face) em objectos.
- Lamber frequentemente dos membros, sobretudo nas extremidades.
- Apresentar dermatite crónica ou que recidiva.
- Apresentar otites crónicas ou recidivantes.
Nestas jornadas serão abordados os procedimentos diagnósticos clínicos e laboratoriais relativos à dermatologia e alergologia, em termos teóricos e práticos, bem como os mecanismos imunológicos inerentes aos processos de dessensibilização. O programa fornece uma boa base para a abordagem diagnóstica diferencial em dermatologia, especialidade na qual as afecções imunoalérgicas frequentemente se inserem.