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OS CUSTOS DA QUALIDADE: O CASO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS CERTIFICADAS SEGUNDO UM...

Autor(es): Cociorva, Aliona cv logo 1 ; Saraiva, Margarida cv logo 2 ; Ferreira, Osvaldo cv logo 3 ; Casas Novas, Jorge cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/6557

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Custos da Qualidade; Gestão da Qualidade; Planeamento e Controlo; Certificação


Descrição
Para assegurar a qualidade dos produtos e serviços, as empresas implementam sistemas de gestão da qualidade de acordo com as normas da International Organization for Standardization, com vista a obter uma posterior certificação. Todavia, desconhece-se se tais empresas estão igualmente empenhadas na gestão dos custos da qualidade decorrentes das actividades desenvolvidas, quer ao nível das actividades de controlo, quer resultantes de falhas no controlo, bem como se essas organizações verificam (ou não) a recuperação dos investimentos em qualidade. Neste sentido, o presente artigo pretende averiguar quais os procedimentos adoptados por essas empresas na gestão dos custos da qualidade, bem como avaliar em que medida os relatórios de gestão permitem a análise e contribuem para o planeamento e controlo dos custos da qualidade. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram que existe um reduzido assentimento quanto à implementação de sistemas formais de planeamento e controlo dos custos da qualidade e quanto à identificação explícita e isolada dos custos da qualidade nos relatórios de gestão.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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