Document details

Ensinar e Aprender LGP: Reflexões em Torno de uma Experiência de Ensino-Aprendi...

Author(s): Gouveia, Márcia cv logo 1 ; Costa, Rosalina cv logo 2 ; Gomes, Sandra cv logo 3

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/5109

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): LGP; Surdos; Comunidade Surda


Description
Os cursos de Língua Gestual Portuguesa (LGP) destinam-se não apenas a surdos, mas também a ouvintes, nomeadamente, professores, educadores e outros técnicos que trabalham com a problemática, familiares e amigos de pessoas surdas ou quaisquer outras pessoas interessadas na aprendizagem da LGP. A partir de uma experiência de formação concreta – o curso de LGP/nível I (ASE, 2006/07) – constitui objectivo deste texto reflectir sobre um processo de ensino-aprendizagem que faz do seu espaço o momento de silenciar a voz, tirar as mãos dos bolsos e deixar 'falar' as mãos. Depois de uma breve introdução à LGP, e de uma incursão exploratória sobre o ensino de LGP a ouvintes, traçamos, no final, um 'retrato impressionista' construído a partir de várias notas soltas e que, organizadas tematicamente quanto aos protagonistas, contexto, conteúdos, recursos e avaliação, permitem-nos rotular como 'diferente' esta experiência de ensino-aprendizagem.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
Editor(s) Bravo Nico [Coord.]
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU