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“A aprendizagem de indivíduos não-alfabetizados pertencentes a comunidades com ...

Autor(es): Carvalho, Luísa cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/5077

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Analfabetismo; estilos de aprendizagem; educação de adultos; educação comunitária; território


Descrição
Assumindo como objectivo central, identificar e caracterizar eventuais estilos de aprendizagem, existentes em comunidades com elevadas taxas de analfabetismo, a presente investigação centrou-se no estudo dos processos de aprendizagem de indivíduos analfabetos de seis localidades do concelho de Alandroal e compreendeu a realização de um estudo de caso, assente numa metodologia bidimensional. A análise descritiva e inferencial corroborou a hipótese de que foi o facto de os indivíduos se localizarem em comunidades, com determinadas características geográficas, culturais, económicas e sociais, que conduziu ao desenvolvimento de determinados saberes/maneiras de fazer, que se traduziram em eventuais estilos locais de aprendizagem. Sustenta-se que, pela sua localização geográfica e pelas dinâmicas comunitárias existentes, os contornos/singularidades do processo de aprendizagem dos inquiridos das localidades de Ferreira de Capelins e, essencialmente, de Juromenha, apresentaram-se com especial relevância.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Bravo Nico, José
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