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Mediadores artístico-expressivos e interacção social – Estudo de uma intervençã...

Autor(es): Simões, Marta cv logo 1 ; Santos, Graça Duarte cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4858

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Perturbações do Espectro do Autismo; Terapias Expressivas; Comportamento não-verbal; Interacção Social


Descrição
As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam défices significativos na interacção e regulação social. Numa perspectiva inclusiva, verifica-se a necessidade de desenvolver práticas e estratégias de intervenção que permitam uma resposta individualizada e adequada às suas características específicas. Vários estudos com esta população referem uma particular receptividade e responsividade a alguns mediadores artísticos como a música e a expressão plástica. Esta intervenção decorreu em contexto escolar em 20 sessões semanais e individuais, com 4 crianças com PEA, privilegiando a expressão artística na promoção da interacção social. Teve como objectivo geral o estudo do comportamento não-verbal e a utilização dos reguladores da interacção social (contacto ocular, expressão facial, gesto, proxémia, utilização da voz) pela criança com PEA. Procedeu-se à recolha dos dados da intervenção recorrendo a um design misto (pré-pós intervenção e longitudinal) e a uma metodologia quantitativa e qualitativa (utilizando o Childhood Autism Rating Scale, o Autism Behavior Checklist e a observação do comportamento não-verbal manifesto pela criança ao longo das 20 sessões). Após análise dos dados recolhidos, observaram-se evoluções positivas no comportamento das crianças, nomeadamente num aumento da utilização dos reguladores da interacção social
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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