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A Sociedade Propaganda de Portugal e o Congresso de Turismo de 1911

Autor(es): Matos, Ana Cardoso de cv logo 1 ; Bernardo, Maria Ana cv logo 2 ; Santos, Maria Luísa F.N. cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4456

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): História Contemporânea; Património Cultural; Turismo; Congresso de 1911


Descrição
Em 1911, um ano depois da implantação da 1ª República, realizou‐se em Portugal um Congresso Internacional de Turismo, cuja iniciativa esteve directamente ligado com a Sociedade Propaganda de Portugal. De facto, foi na sequência da participação desta Sociedade nos Congressos Internacionais de turismo que se tinham realizado nos anos anteriores, nomeadamente no II Congresso de Turismo que teve lugar em San Sebastian, Espanha, em 1909, e no III Congresso realizado em Toulouse em 1910. O II Congresso de Turismo iniciou‐se em 4 de Outubro de 1909 e dividiu‐se em 4 secções: organização e trabalhos gerais; transportes e comunicações; propaganda; e questões diversas. No III Congresso Internacional de Turismo, realizado nos dias 11 a 15 de Outubro de 1910 e promovido pela Federação dos Sindicatos de Iniciativa e de Propaganda Franco‐Hispano‐Portuguesa, as principais secções em que o mesmo se dividiu foram: transportes (caminhos‐de‐ferro internacionais e estradas); alfândegas; portos; sindicatos de iniciativa: publicidade; protecção das paisagens e das localidades; hotéis. Os temas abordados nestes congressos eram temas centrais na Sociedade Propaganda de Portugal. Inclusive a organização interna desta Sociedade exprimia essa preocupação. De facto, para uma maior operacionalidade a Sociedade dividia‐se em várias comissões, entre as quais se contavam; exposições; hotéis; higiene; melhoramentos públicos; publicidade; comunicações terrestres (em que se incluíam as estradas e os caminhos de ferro). Ou seja, a grande maioria dos assuntos que preocupavam também as associações similares que actuavam nos outros países e que estavam expressas nas secções em que se dividiam os congressos de San Sebastian e Toulouse. O interesse que a Sociedade Propaganda de Portugal tinha pelo turismo e o seu esforço para favorecer as relações e as cooperações internacionais nesta área motivou a participação do Conselheiro Fernando de Sousa, presidente da direcção desta Sociedade no Congresso de Turismo de 1909. Os contactos e estabelecidos neste congresso e o interesse do mesmo estiveram na origem dos preparativos para que uma maior delegação portuguesa participasse no Congresso de Toulose que teria lugar em 1910. Contudo, a implantação da 1ª Republica em Portugal inviabilizou a deslocação de uma delegação com a dimensão que inicialmente se tinha previsto. Apesar disso, deslocaram‐se a Toulouse, alguns representantes da Sociedade Propaganda de Portugal, como foi o caso do Conselheiro Fernando de Sousa, e M. Emídio da Silva ou de Luis Fernandes, que apresentaram comunicações nesse mesmo Congresso. Em Toulouse decidiu‐se que o congresso de 1911 seria realizado em Lisboa, ficando a Sociedade Propaganda de Portugal encarregue da sua organização. Na sequência desta decisão a Sociedade contactou o Ministro do Fomento para obter junto do governo os apoios necessários para a organização de semelhante evento. O apoio conseguido esteve directamente ligado com as intenções do governo de criar uma estrutura governamental ligada ao turismo, criação que desde há muito a Sociedade solicitava ao governo, mas que só com a 1ª República se estabeleceram as condições favoráveis para levar á prática essa medida. Assim, por decreto de 16 de Maio de 1911, foi instituído um Conselho de Turismo e uma Repartição de Turismo para a qual foi nomeado o advogado José de Ataíde. Nesta comunicação pretendemos analisar a participação da Sociedade Propaganda de Portugal nos congressos de San Sebastian e de Toulouse e o seu papel no Congresso de Turismo realizado em Portugal em 1911.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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