Document details

MUSEpe [2010-2012]: Particularidades e impactos de um ano de intervenção

Author(s): Pereira, Tiago cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/4455

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Projecto MUSEpe; Actividades artístico-pedagógicas MUS-E; Envolvimento dos Estudantes na Escola; Clima de Escola; Prevenção de práticas agressivas entre estudantes


Description
Actualmente a importância das expressões artísticas na educação é irrefutável. Além de possibilitarem o desenvolvimento de competências transversais aos currículos escolares, a sua universalidade permite assumirem-se como veículos de excelência para o indispensável diálogo entre culturas junto de populações onde a educação coexiste com contextos sócio-culturalmente diversos. Nestes, o estudo/criação artística são formas essenciais de intervenção e acção social/emocional (especialmente na promoção de competências pessoais e sociais), bem como no potenciar da relação entre estudantes e da dinâmica e envolvimento escola-estudantes- familiares-meio. O projecto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) assenta nestes princípios. Desde logo pelas características da população sua destinatária, onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes. Depois porque engloba pais, familiares e comunidade no sentido da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento dos/as alunos/as. Finalmente porque procura responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção. O actual projecto (2010-2012), cujos impactos do primeiro ano de intervenção são apresentados, surge na sequência de dez anos de intervenção na escola e bairro da Cruz da Picada de Évora (Portugal) e aposta no aprofundamento do trabalho desenvolvido visando a sustentabilidade dos resultados e o alargamento da intervenção a novas metodologias/actividades, novos públicos e novos contextos. Para tal parte do desenvolvimento de um inovador projecto educativo que baseado no respeito e na valorização da diversidade cultural (mais-valia na construção da cidadania), visa a promoção da motivação, participação e envolvimento dos destinatários, bem como de capacidades de resiliência e factores protectores e de crescimento.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
Editor(s) Román Sánchez, J.; Carbonero Martín, M.; Valdivieso Pastor, J.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU