Detalhes do Documento

Questionário do envolvimento dos estudantes na Escola (QEEE) – Resultados preli...

Autor(es): Pereira, Tiago cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4448

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Envolvimento dos Estudantes na Escola; Questionário do Envolvimento dos Estudantes na Escola (3º e 4º anos do ensino básico) [QEEE – 1C]; Comportamento, participação, sucesso e ajustamento psicológico dos estudantes à escola


Descrição
O envolvimento dos estudantes na escola, largamente estudado e investigado, tem sido identificado como solução para o abandono escolar, baixo desempenho académico e baixa participação na Escola. Sendo fenómenos ainda comuns à população escolar portuguesa, o projecto de doutoramento “Envolvimento dos estudantes na escola: contributos para a sua avaliação e promoção no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico” (Tiago Pereira) procura contribuir para o aprofundamento da investigação em torno do constructo, nomeadamente no que se prende com a sua avaliação e promoção numa faixa etária - primeiro e segundo ciclos do ensino básico - insuficientemente abrangida no seu estudo. Apesar da diversidade de conceptualizações, o projecto enquadra-se no modelo “The antecedents and outcomes of students engagement in schools” (Lam & Jimerson, 2008), onde são identificadas diferentes componentes do envolvimento (cognitiva, comportamental e afectiva) e onde o mesmo surge relacionado com os resultados escolares e com o ajustamento psicológico dos estudantes. O modelo possui um instrumento de avaliação perfeitamente delimitado (“Students engagement in school questionnaire”) cuja versão portuguesa (“Questionário de envolvimento dos estudantes na escola” - QEEE) [2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário], será utilizada no âmbito do projecto. Tendo em consideração que o envolvimento dos estudantes na escola é um fenómeno dinâmico que importa precocemente estudar para intervir, no âmbito do projecto de doutoramento está a realizar-se a adaptação do QEEE à população dos 3º e 4º anos do ensino básico português (QEEE [1ºC]). Os resultados preliminares deste processo são em seguida apresentados e discutidos.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Román Sánchez, J.; Carbonero Martín, M.; Valdivieso Pastor, J.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia