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Obstáculos à Realização de Actividades Práticas nas Aulas de Ciências da Nature...

Autor(es): Bonito, Jorge cv logo 1

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4417

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Atividades práticas; Ensino das ciências; Obstáculos


Descrição
Hodiernamente, o papel didáctico das A.P. é repensado por numerosos autores, no que diz respeito aos objectivos, tipos e características de que devem revestir-se. Dos pontos de vista legal e normativo, os responsáveis educativos (legisladores, educadores, professores, …) sempre defenderam assiduidamente o grande valor formativo das A.P. O seu papel é reforçado, mediante a L.B.S.E., nos actuais curricula de ciências, embora a modalidade que parece ter mais importância seja a de A.P. laboratoriais. Partimos por isso, da seguinte hipótese: as grandes limitações que obstam à planificação e realização de A.P. são essencialmente administrativas e a nível de recursos materiais. Face às nossas limitações de tempo, impostas legalmente, e procurando recolher e organizar um maior número de dados de ordem dinâmica a nível de opiniões sobre as A.P. escolhemos dois instrumentos: entrevista, e questionário de opinião. Os mais sérios obstáculos à planificação e/ou execução das A.P. são a níveis administrativo (especificamente, a grande extensão dos programas das disciplinas e o excesso de alunos por turma) e de recursos materiais (má qualidade dos materiais, fraca disponibilidade e qualidade das instalações).
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
Editor(es) Tavares, J.; Arroteia, J.; Martins, I.; Sá-Chaves, I.; Sá, H. A.; Pereira, A. S.; Pedro, A. P.; Soares, T.
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