Detalhes do Documento

O ensino da evolução biológica em sala de aula: um estudo de caso

Autor(es): Correia, Sónia cv logo 1 ; Cid, Marília cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4360

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): ensino; evolução biológica


Descrição
O estudo que se apresenta incide sobre o tema “evolução biológica”, o qual integra o programa curricular da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano de escolaridade, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões que se colocou nesta pesquisa foi a seguinte: “Como é abordado pelos professores o ensino da “evolução biológica” na sala de aula?”. Procurou-se, assim, analisar de forma aprofundada as metodologias de ensino a que o docente recorre nas aulas para a leccionação do tema. A atenção foi aqui dirigida para os métodos de ensino, entendidos como técnicas capazes de ensinar com eficiência e focalizados nos processos de aprendizagem. Os dados para análise foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: questionários aos alunos, entrevista ao professor e observação das aulas correspondentes ao tema.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia