Detalhes do Documento

Material paleontológico no Claustro da Academia das Ciências de Lisboa

Autor(es): Balbino, A. cv logo 1 ; Callapez, P. cv logo 2 ; Antunes, M.T. cv logo 3

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4273

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Academy of Sciences Cloister –; Fossils,; Anthozoa - Molluscs; Cretaceous (upper Cenomanian); – Lower Miocene (Aquitanian)


Descrição
Fósseis encontrados nas escavações permitiram identificar os táxones indicados no Quadro 1, que datam do Cretácico (Cenomaniano superior) e outros do Miocénico inferior (Aquitaniano). Todos os fósseis foram encontrados em posição secundária, nunca in situ. A origem primária dos fósseis do Miocénico inferior pode situar-se nas proximidades imediatas ou em áreas bastante próximas. A ocorrência pode resultar de simples remeximento local de sedimentos. Quanto aos rudistas do Cenomaniano superior, é provável que a sua presença indique transporte acidental, de mistura com restos humanos, a partir de afloramentos de enchimentos cársicos, entulhos ou solos com fósseis desagregados; o que corrobora outras indicações indicativas de transporte de despojos humanos oriundos de áreas algo afastadas. A sua origem situar-se-ia, o mais perto, na faixa de calcários que se estende de Alcântara às imediações de Santos-o-Velho, de onde proviria também material humano.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia