Document details

“Espaço literário feminino. A obra de Maria de Mesquita Pimentel”

Author(s): Conde, Antónia Fialho cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/3992

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Contra-reforma; Escrita feminina


Description
Resumo Maria de Mesquita Pimentel foi uma religiosa cisterciense religiosa nascida a Sul do Tejo no último quartel do século XVI. Deixou obra escrita, e em parte publicada, sendo nosso propósito dar a conhecer em especial a parte manuscrita e inédita. Reconhecendo a importância da estruturação literária, de índole classicista, dessa mesma obra, interessa-nos sublinhar a sua contextualização em termos históricos, em especial no que respeita à expressão literária feminina coeva. A parte manuscrita, enquanto continuação da parte impressa em 1639, surge em duas Partes, a 2ª e a 3ª, respectivamente com 13 e 11 Cantos, de oitavas decassilábicas com esquema rimático ABABAB CC. A obra tem uma Dedicatória (uma quadra) e um Prólogo (com 25 quadras), e todos os Cantos têm uma oitava introdutória, sumulista, revelando a Autora, ao longo do discurso, não apenas um notável domínio vocabular e uma clara influência do ideário coevo, como o conhecimento de episódios e personagens do mundo clássico, que elege e evoca para ilustrar o discurso, e que não seriam de todo comuns na formação das religiosas suas contemporâneas. Palavras-Chave: Escrita feminina; Contra-reforma; barroco; misticismo. Abstract The literary feminine production is scarce in the modern period. In a speech fitted by the Counter-reform, the conventual’s writing was allowing, specially printed, the contact with the secular world. Between the Portuguese nuns, writers, we intend to let know the work of Maria de Mesquita Pimentel, nun born in the last quarter of the XVI century in the South of the Tagus, and what saw part of his work published in 1639, entitled Memorial da Infancia de Christo eTriumpho do divino Amor. However, they remained handwritten and unpublished two parts. These Parts, 2nd and 3rd, manuscripts, are structured along 13 Cantos (1125 octaves) and 11 Cantos (965 octaves), respectively, both in octaves with ten syllables and rhyme scheme ABABAB CC. All the Cantos have an introductory octave, revealing the Author, along the speech, not only a notable verbal power and a clear influence of the coeval ideas, but also the knowledge of episodes and characters of the classic world, witch she elects and evokes to illustrate the speech and that weren’t commons in the formation/education of her contemporaries’ nuns. Keywords: Feminine literary; Counter-reformation; Barroc; Misticism.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU